Atividades

Diagnóstico

Conhecimento da situação atual em cada um dos sindicatos selecionados para integrarem a amostra, incluindo:

• 1) Auto avaliação da igualdade nos Sindicatos, com o consequente tratamento de dados e debate dos resultados com os próprios sindicatos (principais interessados);
  • 2) Inquérito aos usos do tempo para identificar fatores de discriminação de género nos domínios pessoal, familiar e profissional com debate dos resultados com os próprios sindicatos (principais interessados) e Elaboração de um relatório permitindo conhecer a mudança ao longo do tempo através da aplicação do inquérito com regularidade;

Workshops

Realização de workshops com os sindicatos envolvendo a sua participação ativa na elaboração das linhas gerais dos planos para a igualdade e identificação de boas práticas contando com o suporte da entidade parceira do projeto (CIEG/ISCSP-Universidade de Lisboa);

Disseminação

Divulgação dos resultados do diagnóstico de Igualdade, da Avaliação dos Usos de tempo e das eventuais diferenças de género, de Boas Práticas dos sindicatos na promoção da Igualdade de Género e do Compromisso assumido pelos sindicatos na prossecução deste objetivo social e valor humano.

Prémios

Distinção através da Entrega de um prémio aos Sindicatos com práticas que se distingam na promoção e garantia da igualdade de género, direitos na parentalidade e efetiva garantia da conciliação da vida familiar, profissional e pessoal;