O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, coordenado pela Secretária Executiva, Vanda Cruz, tem desenvolvido várias iniciativas em todo o País para a divulgação da Campanha para a Eleição de Representantes dos Trabalhadores nesta área.

O último encontro teve lugar em Setúbal, no passado dia 19 de Janeiro, e contou com a presença da Secretária Executiva da UGT, que junto dos elementos do Conselho Geral daquela união explicou os objectivos e a importância desta medida na melhoria das condições de segurança e saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho.

Recorde-se que esta campanha que tem como objectivo desencadear processos eleitorais nesta área, arrancou no passado dia 19 de Outubro, e tem contado com a participação de todas as uniões distritais.

A eleição dos Representantes dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho (RT SST) constitui uma prioridade da UGT, na medida em que estes agentes da prevenção constituem um elemento chave para a promoção de melhores condições de Segurança e Saúde nos locais de trabalho.

A participação dos trabalhadores e trabalhadoras no domínio da Segurança e da Saúde não constitui apenas um Direito, é um pressuposto fundamental para garantir a eficácia da gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho por parte dos empregadores.

Esta atividade deve ser encarada pelos sindicatos como uma prioridade na ação, pois, assim, contribuiremos para tornar os locais de trabalho mais seguros e saudáveis.