No próximo dia 15 de dezembro de 2020, entre as 10h00 e as 12h00, a UGT, em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), organiza o webinar “Garantir o Trabalho Digno e a Protecção Adequada a todos os trabalhadores: Desafios e oportunidades para os sindicatos”.

Este encontro que pretende assinalar o centenário da OIT, contará na sessão de abertura com a presença de Helena André, Directora do Departamento das Actividades dos Trabalhadores (ACTRAV) da OIT, e do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

Seguem-se as intervenções de convidados nacionais e internacionais que contribuirão para uma reflexão sobre o Trabalho Digno. 

O professor João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE e membro do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Maria do Carmo Palma Ramalho, Professora catedrática da Faculdade de Direito da Universidade de LisboaOliver Ropke, Presidente do Grupo dos Trabalhadores (Grupo II) do CESELuca Visentini, Secretário-geral da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e Sharan Burrow, Secretária-Geral da Confederação Sindical Internacional (CSI) são os nomes dos convidados de destaque.

A sessão de encerramento estará a cargo da Directora do Escritório da OIT em Lisboa, Mafalda Troncho, e da Secretária Internacional da UGT, Catarina Tavares.

A pandemia COVID-19 transformou o mundo do trabalho. Aproveitando o momento actual e inserindo o tema nas comemorações do centenário da OIT, esta é a oportunidade para debater e enquadrar o conceito da OIT de Trabalho Digno, inserido na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

É essencial reafirmar a exigência de que o Trabalho Digno assuma um referencial a respeitar, definindo com urgência novas medidas que tragam de volta o crescimento económico, e que coloquem, de uma vez por todas, as pessoas em primeiro lugar. Tal, exige uma cooperação e uma ação coordenada de todos os atores da sociedade, assente em quatro objetivos estratégicos da OIT: a criação de emprego, a garantia dos direitos no trabalho, a extensão da proteção social e a promoção do diálogo social.

Estas e outras ideias estarão em análise no dia 15 de Dezembro, a partir das 10h00, em directo na página de Facebook da UGT.

Descarregue no link abaixo o programa desta iniciativa