A UNTC-CS organizou o seu sétimo Congresso sob o lema "Justiça, Inclusão e Igualdade Sociais" na Cidade Velha nos dias 25 e 26 de Novembro, que elegeu a Dr. Joaquina Almeida para o seu primeiro mandato à frente desta central sindical.

O secretariado Executivo da UGT, saúda a UNTC-CS por ocasião da realização do seu VII Congresso e felicita a nova secretária-geral, Maria Joaquina Almeida, que mereceu o apoio significativo e amplo dos delegados ao congresso, que, assim, lhe demonstrou a sua confiança.

Não podemos deixar de assinalar que pela primeira vez, no espaço da CPLP, uma mulher é eleita Secretária-Geral de uma central sindical. Este é um facto histórico que não podemos deixar de assinalar pois é um passo no sentido de uma verdadeira igualdade de oportunidades no mundo sindical.

A UGT, está convicta de que os laços de cooperação e amizade se continuarão a aprofundar neste mandato. 

Ao companheiro Júlio Silva, a UGT endereça também uma palavra de amizade e expressa votos de bom sucesso nas suas novas funções.

Desejamos as maiores felicidades à nova Secretária-Geral e a toda a sua equipa, na certeza de que saberão lutar e defender o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde contribuindo para a melhoria das condições de vida e de trabalho do seu povo.

Estiveram presentes, o Secretário Geral Adjunto, Luis Correia, os Secretário Executivos, Joaquim Mendes Dias e Catarina Tavares, assim como o Diretor do CEFOSAP, Jorge Mesquita, a diretora da ACTRAV, Helena André e o antigo Secretário Geral da UGT, João Proença.