Antecedendo os trabalhos do Secretariado Nacional, uma delegação da UGT reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, para a apresentação de cumprimentos, mas também para dar voz à questão da valorização do interior, contribuindo para que esta temática se mantenha viva, alertando os quadros políticos para a necessidade de um quadro de políticas mais integrado e eficaz que afronte os défices estruturais existentes nas zonas de baixa densidade populacional.

Nesta reunião, a UGT não deixou de relembrar as suas propostas em domínios como o reforço dos apoios à mobilidade e à fixação de trabalhadores, a maior proximidade e a melhoria dos serviços públicos, ou mesmo o reforço das condições para a instalação de empresas geradoras de empregos que qualidade.

A UGT também não esqueceu o papel relevante que o poder local tem na resposta a estas problemáticas no interior e nomeadamente da proximidade às pessoas, sendo a Câmara Municipal de Seia disso exemplo, com um conjunto relevante de políticas integradas de apoio à família, que têm vindo a ser implementadas pelo município e que têm granjeado galardões como de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

A central sindical denota mais uma vez o acolhimento positivo que teve neste município na deslocalização das suas reuniões, o que reforça a sua determinação sindical em prosseguir o seu trabalho de proximidade e de alerta para a centralidade exacerbada que Lisboa exerce no país, mas também para a necessidade e para a urgência de construir um País – territorial e socialmente – mais coeso e justo.

A UGT fez-se representar pelo Secretário-geral, Carlos Silva, e pelos Secretários-gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Paula Bernardo, Dina Carvalho e José Cordeiro.