A UGT realizou, no passado dia 7 de Março, uma conferência dedicada ao tema “Prevenção da doença e promoção da saúde | O papel do Técnico de Saúde ambiental, na qual apresentou as práticas em prevenção e promoção da saúde no litoral alentejano. Para a abordagem a estas práticas, no âmbito da literacia em saúde, e caracterização do papel do técnico de saúde ambiental foram convidados os técnicos de saúde ambiental, Diogo Gomes, pela Unidade de Saúde Pública (USP) do Litoral Alentejano, Natalina Nunes, pela USP do Alentejo Central, e a enfermeira, Maria Leão, da USP do Alentejo Central.

Na sessão de abertura, a Secretária Executiva da UGT, Dina Carvalho, destacou o facto de a prevenção ser “o parente pobre” no Serviço Nacional de Saúde, com orçamentos e recursos limitados, não existindo o investimento necessário nesta área. Contudo, e acrescenta, a dirigente sindical. “Na prevenção e na promoção poderia estar redução de grande parte dos problemas” na saúde dos portugueses”.

Esta iniciativa realizada em regime híbrido teve como objetivo apresentar o papel do técnico de saúde ambiental na educação e promoção da saúde, o que se faz em Portugal, no caso alentejano, em particular, e os desafios que são colocados a esta área específica atualmente.