O Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), elegeu esta sexta-feira, em Genebra, Gilbert F. Houngbo como o seu 11º Diretor-geral.

Houngbo é actualmente Presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O novo Diretor-geral foi eleito pelo Conselho de Administração da OIT, composto por representantes dos governos, trabalhadores e empregadores, estando a UGT representada no grupo dos trabalhadores pela sua Secretária Internacional, Catarina Tavares.  

O mandato de cinco anos do novo director-geral terá início a 1 de Outubro de 2022. O actual Director-Geral, Guy Ryder, do Reino Unido, exerce o cargo desde 2012. 

O Conselho de Administração da OIT é composto por 56 membros titulares (28 Governos, 14 Empregadores e 14 Trabalhadores) e 66 membros suplentes (28 Governos, 19 Empregadores e 19 Trabalhadores). Os membros Empregadores e Trabalhadores são eleitos na sua qualidade individual. 

A OIT é a mais antiga agência especializada da ONU. Foi fundada em 1919 e tem um mandato para promover o trabalho digno para todos. Tem 187 Estados Membros.

UGT parabeniza Gilbert F. Houngbo.