A Agência para o Desenvolvimento e Coesão realizou, no Salão Nobre do INE, a apresentação de duas avaliações de impacto dos fundos europeus, uma focada nas dinâmicas de transferência e valorização de conhecimento e outra sobre os impactos nas empresas, a cargo, respectivamente, dos Profs. Augusto Mateus e Ricardo Paes Mamede.

Na sessão, em que estiveram presentes o Secretário de Estado da Economia, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e a Directora da Unidade de Portugal e Espanha na Direção-Geral da Política Regional da Comissão Europeia, foi de destacar a avaliação globalmente positiva dos impactos dos fundos europeus nas áreas analisadas, tendo sido deixadas importantes recomendações para futuros quadros comunitários.

No mercado de trabalho e nas empresas, e não obstante os resultados já verificados em áreas como os rendimentos dos trabalhadores e na sua qualificação, não deixou de ser recomendada a ponderação da inclusão de critérios de qualidade de emprego, de distribuição de rendimentos e de igualdade de género nas candidaturas aos futuros quadros de sistemas de incentivos.

A UGT fez-se representar nesta iniciativa pelo Secretário Executivo, Carlos Alves.

Os estudos de avaliação de impactos podem ser consultados em www.adcoesao.pt