O IV Congresso da UGT-Madeira, que decorreu no passado dia 17 de junho, no Hotel Vila Porto Mare, elegeu Leonilde Cassiano, por maioria absoluta, para o cargo de nova Presidente da união regional.

Dos 64 congressistas votantes no IV Congresso da UGT Madeira, a sucessora de Ricardo Freitas foi eleita com 62 votos a favor e 2 votos contra.

O IV Congresso da UGT-Madeira encerrou os seus trabalhos com as intervenções de Rui Barreto, secretário regional de Economia e do Secretário-geral da UGT-Portugal, Mário Mourão.

Na sua primeira intervenção na qualidade de presidente da UGT-Madeira, Leonilde Cassiano, desafiou o poder político a apresentar um “programa de salários, rendimentos e preços para a legislatura”, bem como a “convergência possível nas políticas de fiscalidade”. A nova líder da UGT-Madeira propôs ao Governo Regional a adoção de uma “nova mentalidade, uma nova cultura de negociação e de participação” para a construção de pontes em vez de muros.

Ainda na sessão de encerramento usou da palavra o Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, para garantir à nova direção da UGT-Madeira que “nunca faltará o apoio da UGT nacional”. Também ele lançou um desafio ao Governo Regional para não ficar apenas pelo Conselho de Concertação Social e criar um “Conselho Permanente de Concertação Social” na Região. Sobre a situação económica do país, o líder sindical concluiu, perante indicadores económicos de recuperação, que estes são “reflexos positivos que ainda não chegaram aos seus destinatários, que são os trabalhadores”.