A UGT e o Sindel – Sindicato Nacional da Indústria e Energia, estiveram, no dia 16 de Abril, na Volkswagen Autoeuropa, para uma visita às instalações da fábrica e para uma reunião com a Comissão de Trabalhadores.

Em representação da UGT estiveram presentes o Secretário-Geral, Mário Mourão, e os Secretário-Gerais Adjuntos, Sérgio Monte, Soraia Duarte e José Cordeiro. Pelo SINDEL esteve presente o Secretário-Geral, Rui Miranda, que se fez acompanhar de vários dirigentes do seu executivo.

Numa primeira fase, a delegação sindical teve oportunidade de conhecer as instalações da fábrica de Palmela que atualmente representa cerca de 1,5% de toda a riqueza produzida pela economia portuguesa, com uma força laboral de cerca de 4800 trabalhadores. A importância desta unidade fabril é palpável também pelo peso que tem nas exportações, produzindo cerca de 920 carros por dia.

Após o conhecimento das instalações, os dirigentes da UGT e do SINDEL reuniram-se com a Comissão de Trabalhadores para uma troca de impressões sobre as novas negociações para a melhoria do pré-acordo laboral, que aguarda uma resposta pela Administração até ao final da semana.

Neste encontro, a UGT e o Sindel, manifestaram a sua disponibilidade prestar o apoio necessário para que o acordo alcançado seja profícuo para todos os trabalhadores.

Recorde-se que no passado dia 03 de abril, os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram um acordo laboral válido por três anos, que garantia aumentos salariais de 6,8% em 2024, e de 2,6%, ou 0,6% acima da inflação, em 2025 e 2026, com 57,7% de votos contra.

O pré-acordo laboral que tinha sido alcançado nas negociações entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de automóveis da Volkswagen/Autoeuropa, além dos aumentos percentuais previstos no salário base, no subsídio de turno e no trabalho ao fim de semana, assegurava também um prémio de objetivos anual, que poderia proporcionar, em média, mais de 2.500 euros a cada trabalhador, e um prémio pelo lançamento do novo modelo híbrido T-Roc, que será produzido a partir do próximo ano de 2025 na fábrica de Palmela.