A União Geral de Trabalhadores associa-se, uma vez mais, à iniciativa anual do Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de promover os direitos humanos da população mais idosa.

O envelhecimento populacional e alguns fenómenos associados constituem um dos maiores desafios do século XXI, sendo que, segundo dados recentes, Portugal é o 4.º país da União Europeia (em 28) com a maior percentagem de pessoas idosas.

A UGT no âmbito da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável (2017-2025) irá aprofundar as acções no âmbito da saúde, da participação social, da segurança e do emprego, trabalhando em conjunto com as demais instituições para um país mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento activo e saudável.