A União Geral de Consumidores (UGC) realizou no dia 19 de Outubro, na sede da UGT uma conferência dedicada às questões da igualdade de oportunidades e de direitos das pessoas com deficiência.

Esta iniciativa contou com a presença, na sessão de abertura, do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. O Presidente da UGC, Carlos Chagas, não pode estar presente, por questões de saúde, pelo que enviou uma mensagem que foi transmitida aos convidados e plateia pelo membro da direcção, José Vinagre.

Esta iniciativa contou com a participação de várias organizações da sociedade civil que dedicam a sua acção na luta pela melhoria da inclusão e acessibilidades das pessoas com deficiência no sentido de lhes proporcionar uma efectiva igualdade de direitos e no acesso a mais e melhores serviços. Estiveram presentes neste encontro o Comendador José Arruda, Presidente da Associação de Deficientes das Forças Armadas, e representantes da Associação de Cegos e Amblíopes (ACAPO), e da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS).

Como principais conclusões os oradores destacaram o facto de Portugal possuir uma legislação bastante avançada na proteção e inclusão de pessoas com deficiência, contudo e apesar deste facto, afirmaram que existe ainda um longo caminho a percorrer no sentido da efetivação da lei. Destacaram ainda as questões do mercado de trabalho, das acessibilidades, das dificuldades de acesso à informação nomeadamente no âmbito do consumo que continuam a apresentar resistências e obstáculos na inclusão das pessoas com deficiência.

A sessão de encerramento esteve a cargo do Vice-presidente da UGC, Carlos Bispo.

Intervenção do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva:

Intervenção da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes:

Mensagem do Presidente da UGC, Carlos Chagas, lida pelo Secretário Executivo da UGT e Tesoureiro da UGC, José Vinagre: