Carlos Silva, Secretário Geral da UGT, e Catarina Tavares, Secretária Internacional da UGT, marcaram presença no Congresso da Confederação Sindical suéca, LO-S.

São já antigos, os laços que unem a UGT à LO-S. Esta central sindical foi uma das confederações sindicais europeias que contribuiu diretamente para a democratização sindical em Portugal, apoiando desde o primeiro momento a criação da UGT.

Para a UGT, esta presença significa o reforço da cooperação sindical, que demonstra de uma forma muito clara, que para os trabalhadores, não há uma divisão da Europa entre Norte e Sul, ou Este e Oeste. Há sim, um projeto europeu comum, assente nos valores da solidariedade e da valorização do ser humano, que deve ser protegido e defendido.

O Congresso da LO-S contou ainda com a presença do Primeiro Ministro da Suécia, Stefan Löfven, que se dirigiu aos congressistas.

A delegação da UGT teve ainda a oportunidade de contactar com um trabalhador português, nascido em França, que neste momento vive e trabalha na Suécia e que serviu para obter em primeira mão, o relato de alguém que decidiu viver fora do seu país.

Aceda aqui à fotogaleria