A Federação Nacional da Educação (FNE) elegeu, no passado dia 21 de Maio, Pedro Barreiros como o novo secretário-geral da organização sindical, para um mandato de quatro anos.

Pedro Barreiros foi eleito com 94,7% da votação, no XIII Congresso da federação, em Aveiro.

O anterior vice-secretário-geral da FNE e presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), sucede a João Dias da Silva, que estava há 19 anos na liderança da organização sindical.

Os novos órgãos sociais da FNE (Secretariado Nacional e a Mesa do Congresso) para o quadriénio 2023-2027 foram eleitos com 397 votos a favor, 13 votos contra, seis votos em branco e três votos nulos, num universo de 419 votantes.

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, da Presidente, Lucinda Dâmaso e de vários dirigentes de organizações sindicais.

Na tomada de posse, o novo Secretário-geral da FNE anunciou uma greve nacional em 06 de junho e afirmou que a luta nas escolas irá continuar no próximo ano letivo, se os problemas dos professores não forem resolvidos pelo Governo.