Para a assinalar os 50 anos do 25 de abril, a OIT-Lisboa desenvolveu, em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e a Coordenação das Comemorações do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), a inauguração de uma exposição e um Ciclo de Tertúlias dedicadas ao tema “Diálogos na história. Consolidação da democracia laboral em Portugal”.

A sessão de inauguração da exposição teve lugar na Casa Pia de Lisboa, no dia 24 de Abril e contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, Fátima Matos, do Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, e da Diretora Regional da OIT para a Europa, Beate Andrees.

Esta exposição foi organizada para celebrar o centenário da OIT (2019) e narra cronologicamente a relação entre Portugal, enquanto Estado-membro fundador, e a OIT.

No mesmo dia, seguiu-se a primeira sessão do Ciclo de Tertúlias “Diálogos na história. Consolidação da democracia laboral em Portugal”, com intervenção do Coordenador da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril do MTSSS, Eduardo Graça, e da Diretora da OIT-Lisboa, Mafalda Troncho. Esta sessão contou com a participação dos e das representantes dos parceiros sociais e dos dois autores do livro “OIT-Portugal. Cem anos de história”, produzido em 2019, aquando do centenário da OIT. A UGT fez-se representar nesta sessão pela sua Secretária Geral Adjunta, Catarina Tavares, que na sua intervenção referiu as conquistas de Abril, entre elas a liberdade sindical, bem como a importância do diálogo social bipartido e tripartido como meio de encontrar as melhores soluções negociadas.

Leia a intervenção da Secretária Geral Adjunta no link abaixo