Foi com pesar que a UGT recebeu a notícia do falecimento de José Azevedo, histórico dirigente sindical, que dedicou a sua vida à intervenção pública na luta pela defesa dos direitos e condições de trabalho dos enfermeiros portugueses.

Histórico dirigente do Sindicato dos Enfermeiros (S.E.), José Correia Azevedo foi uma figura ímpar no sindicalismo em Portugal.

Do enfermeiro José Azevedo fica o exemplo. O exemplo de toda uma vida dedicada ao sindicalismo em Portugal e ao Sindicato dos Enfermeiros, em particular. E que nos deixa um importante legado e um exemplo ímpar da defesa dos enfermeiros e na luta pela valorização da profissão e da carreira dos enfermeiros.

Figura notável na história do sindicalismo em Portugal, começou o seu percurso sindical no final da década de 1960, quando se candidatou pela primeira vez à direção do S.E. Embora não tenha vencido no ano de 1969, começou logo ali a sua ligação, e o trabalho juntamente com a lista eleita, em prol do Sindicato dos Enfermeiros.

Após o 25 de abril, assumiu a liderança de uma Comissão Direção ad hoc em maio de 1974. Um ano depois, era eleito, pela primeira vez, presidente do S.E, cargo que ocupou, ininterruptamente, até maio de 2021. Foi também ele um dos protagonistas da histórica greve de 1976 que mudou para sempre a Enfermagem em Portugal.

A UGT endereça à sua família, aos seus amigos e ao Sindicato dos Enfermeiros as suas mais sentidas condolências.