A UGT lamenta profundamente a triste notícia de falecimento de Emilio Gabaglio, um dos fundadores e dirigentes mais antigos da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

Nascido em 1937, Gabaglio nasceu em Como, tendo estudado economia em Milão e enveredado depois pelo ensino. Enquanto chefe do Departamento Internacional da CISL (Confederação Italiana de Sindicatos) ajudou a fundar a CES em 1970 e a viajar pelo mundo a ajudar sindicalistas a lutar contra a opressão. Estas experiências tornaram-no no candidato ideal para ocupar o cargo de 3º Secretário Geral da CES em 1991. Sob a sua liderança a CES construiu uma visão de uma Europa Social que assegurasse que a União Europeia não fosse apenas uma construção económica.

Segundo Gabaglio, “é isto que nos distinguirá dos Estados Unidos.” Este compromisso contribuiu para a produção de legislação histórica a favor dos trabalhadores, mas também levou a CES a organizar manifestações importantes, que levaram à sua reeleição para o cargo duas vezes. Gabaglio levou para a CES novos membros de todas as tradições do sindicalismo e de todas as partes da Europa, tendo, em maio de 1994, liderado uma delegação para celebrar o Dia Internacional do Trabalhador em Sarajevo, enquanto esta cidade estava cercada. Gabaglio afirmou então: “Não me lembro de uma única palavra do meu discurso, mas nunca esquecerei os rostos à minha frente, cheios de determinação e esperança.” Foi um ato que falou à sua humanidade, bem, como à sua determinação em viver os valores do movimento que liderou.

Continuou a disponibilizar-se para aconselhar a liderança da CES até ao final, sendo certo que contribuiu para a construção de uma Europa Social graças à sua sabedoria e legado.