(...)

O Secretariado Nacional da UGT, reunido em Lisboa, no dia 22/7/2020:

1. Reclama o cumprimento das regras constantes no ACT do Grupo ADP e no AE da EPAL relativamente à vigência das Tabelas Salariais e das suas atualizações, sem impedimentos por parte da tutela e do Ministério das Finanças, por forma a se retomar a normalidade da Contratação Coletiva nestas empresas;
  2. Reivindica à Administração do Grupo Águas de Portugal que se empenhe junto dos Ministérios que tutelam o Setor – como os do Ambiente e das Finanças– para que se possam iniciar processos negociados de Contratação Coletiva e de atualizações salariais no Grupo e na EPAL;
  3. Exige a escolha de Administrações com base em critérios de competência técnica reconhecida e não em critérios de satisfação de clientelas político-partidárias;
  4. Relembra a todas as partes interessadas e que têm estado de algum modo envolvidas no impasse negocial que se instalou no Setor, que é devido o respeito pela dignidade dos trabalhadores; que é fundamental valorizar os recursos humanos para que as empresas possam, elas também, valorizar-se; e que há uma ética intrínseca à gestão que não pode ausentar-se, sob pena de, com essa ausência, se afundarem os valores mais basilares de uma sociedade desenvolvida!

Os órgãos dirigentes da UGT tornarão público o conteúdo desta moção e fá-la-ão chegar ao Governo, nomeadamente Ministérios da Tutela, Grupos Parlamentares e Representações na Assembleia da República e Organismos de representação Tripartida em que a UGT está representada.