As eleições para o Parlamento Europeu de 2024 são as mais importantes desde há muitos anos. Elas determinarão se a Europa permanecerá no caminho do progresso e da solidariedade que vimos aquando da sua resposta à crise da Covid-19, no apoio aos trabalhadores e às suas famílias; ou se regressará à austeridade, com os ataques aos trabalhadores.

O manifesto eleitoral da CES é um convite para subscrever os compromissos enumerados no documento anexo, como uma visão para a Europa nos próximos cinco anos. A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) convida todos os partidos e candidatos europeus a subscreverem estas prioridades.

Apelamos aos trabalhadores, aos estudantes, aos reformados e a todos os cidadãos europeus para que votem nas eleições europeias e façam ouvir a sua voz em prol de uma Europa mais justa e mais social. 

Existe uma emergência de justiça social na Europa. No último ano, os trabalhadores sofreram cortes salariais recorde em termos reais, enquanto empregadores sem escrúpulos continuam a registar lucros recorde. Entretanto, as instituições da UE ameaçam regressar à austeridade e abrir a porta a mais desregulamentação, castigando ainda mais os trabalhadores.

Em vez disso, precisamos que as eleições europeias tragam um Parlamento e uma Comissão empenhados em trabalhar para uma Europa justa, com empregos seguros, salários dignos, serviços públicos de excelência, mais igualdade de género, direitos sólidos para os trabalhadores e o reforço da negociação coletiva e do diálogo social.