A UGT, no âmbito da aprovação da sua candidatura n.º POISE-01-3726-FSE-000019, cofinanciada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia através do FSE (Fundo Social Europeu), está a realizar um estudo na área da formação profissional, intitulado “O Sindicalismo e os Novos Desafios da Formação Profissional”, cujo objetivo principal remete para uma análise das várias dimensões problemáticas da formação profissional no quadro da realidade portuguesa. 

Os jovens e os trabalhadores portugueses têm sido particularmente visados por todas as transformações organizativas, tecnológicas e de processos de trabalho que tornam complexa a sua afirmação na sociedade e difícil a correspondente valorização do fator trabalho numa economia cada vez mais competitiva (muitas vezes, desenfreadamente competitiva) e digitalizada. 

A formação profissional constitui um elemento decisivo nos processos de definição dos jovens e dos trabalhadores como sujeitos insubstituíveis numa economia social de mercado. A formação profissional tem representado desde sempre, pela importância que a qualificação dos trabalhadores portugueses assume, uma área de grande destaque para a UGT. 

Pelo facto, de a UGT insistir na necessidade de se determinarem políticas consistentes de aumento dos níveis de qualificação escolar e profissional de toda a população, promovendo uma cidadania democrática ativa, através do acesso de todos ao sistema de educação e formação e da concretização do direito de melhores condições de trabalho, é essencial auscultar as perceções dos principais intervenientes na formação profissional.

O pontapé de saída para o desenvolvimento deste estudo foi dado no passado dia 22 de Fevereiro, com a apresentação dos objetivos e metodologia pelo coordenador, o académico Jorge Gaspar. (ver vídeo abaixo)

Para o desenvolvimento do estudo, a UGT trabalhadores, formadores e entidades promotoras de formação a responderem a um breve questionário, em conformidade com a sua área de intervenção.

Q1 - TRABALHADORES: https://form.jotform.com/Associativismo/questionario-a-trabalhadores-estudo  

Q2 - FORMADORES: https://form.jotform.com/Associativismo/questionario-a-formandos-estudo

Q3 - FORMADORES E ENTIDADES PROMOTORAS DE FORMAÇÃO: https://form.jotform.com/Associativismo/questionario-formadores-entpromform

Nota: Este questionário é anónimo e confidencial e as respostas serão exclusivamente utilizadas para fins académicos. A sua resposta é muito importante!