O Comité Económico e Social Europeu organizou, com o patrocínio da Comissão Europeia e a colaboração da Câmara Federal de Comércio da Áustria, o Quarto Encontro da Sociedade Civil Organizada União Europeia-América Latina e Caraíbas. Este encontro reuniu representantes da sociedade civil da América Latina e das Caraíbas, incluindo as seguintes entidades regionais: Fórum Consultivo Económico-Social do Mercosul, Comité Consultivo do Sistema de Integração da América Central e Comités Consultivos dos Trabalhadores e dos Empresários da Comunidade Andina.

Os representantes da sociedade civil organizada (empregadores, sindicatos, organizações da economia social e outras organizações geradoras de coesão social) da União Europeia e dos países da América Latina e Caraíbas, em sintonia com a declaração do Terceiro Encontro, celebrado no México, em 2004, aprovaram, neste seu Quarto Encontro, a seguinte declaração a apresentar à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo a realizar em 12 e 13 de Maio, em Viena (Áustria).