20 abril 2020
"Grândola, Vila Morena" à janela - UGT partilha apelo da Associação 25 de Abril
No atual momento em que Portugal enfrenta uma ‘guerra’ contra um inimigo invisível, impõe-se mais do que nunca reafirmar os valores de Abril, da solidariedade e de luta contra as injustiças e discriminações existentes. Assim, e não sendo possível participar no habitual desfile na rua devido ao seu cancelamento, a UGT corresponde ao apelo lançado pela Associação 25 de Abril e promoverá junto das organizações que representa e dos seus trabalhadores que no dia 25 de Abril todos comemorem a Liberdade, cantando a “Grândola, Vila Morena”, nos locais onde se encontrem.
Comemorar e cumprir o 25 de Abril de 1974 é ter presente o heroico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), seguido do grandioso apoio e decidida intervenção popular, que derrubou o regime fascista. O processo revolucionário que se seguiu transformou profundamente toda a realidade nacional culminando numa longa e valorosa luta do povo e dos trabalhadores portugueses, no qual se realizaram profundas transformações democráticas, restituiu-se a liberdade, consagraram-se direitos e impulsionaram-se alterações políticas, económicas, sociais e culturais, inscritos na Constituição da República Portuguesa de 1976.
Comemorar e cumprir o 25 de Abril é aprofundar um caminho de defesa da liberdade, da prática da democracia participativa, da reposição e conquista de direitos e rendimentos, de desenvolvimento de políticas para uma mais justa repartição da riqueza, de valorização e efetivação das conquistas que a Revolução do Cravos inaugurou.
Na defesa dos valores de Abril, na defesa do nosso Estado de Direito Democrático e do papel central que os sindicatos têm e devem continuar a ter no nosso País, a UGT celebrará os 46 anos das conquistas de Abril, incluindo a liberdade e a pluralidade sindicais, conquistadas pela e através da criação da nossa Central.”
Outras Notícias
20 dezembro 2024