O Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC/CES), aprovou hoje por unanimidade, uma declaração em que condena uma decisão de 30 de novembro do Supremo Tribunal da Rússia que proíbe as atividades do "movimento internacional LGBT" no país. Uma vez que não existe qualquer organização deste tipo, não houve qualquer arguido em tribunal.

A ETUC/CES considera que esta decisão é mais um passo no sentido da criminalização das pessoas LGBTIQ+ no trabalho e na sociedade, na continuação da constante degradação do Estado de direito na Rússia, cada vez mais difícil desde a suspensão da Rússia do Conselho da Europa, que também trabalha em prol da igualdade LGBTIQ+.

Esta situação ameaça os direitos humanos. Uma pessoa considerada culpada de exibir símbolos LGBTIQ+ pode ser condenada a uma pena de prisão até 15 dias, em caso de primeira infração, e a uma pena de prisão até quatro anos, em caso de reincidência. As autoridades podem incluir indivíduos suspeitos de envolvimento com uma organização extremista na "lista de extremistas" de todo o país e congelar as suas contas bancárias. As pessoas consideradas envolvidas numa organização extremista estão impedidas de se candidatarem a cargos públicos.

A expressão "Movimento Internacional LGBT" é muito ambígua, criando o risco de o acórdão permitir que as autoridades processem arbitrariamente qualquer pessoa, incluindo sindicatos, por quaisquer atividades relacionadas com os direitos das pessoas LGBTIQ+, como, aliás, a polícia russa começou a fazer logo após o acórdão do tribunal ter sido tornado público.

A ETUC/CES recorda que, com base na Declaração Universal dos Direitos do Homem e noutros tratados internacionais de direitos humanos, os Estados têm a obrigação legal de proteger as pessoas LGBTIQ+ da violência e da discriminação, incluindo as obrigações de proteger os indivíduos da violência, de impedir a tortura e os tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, de proibir a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género e de salvaguardar as liberdades de expressão, de associação e de reunião pacífica das pessoas LGBTIQ+.

Este novo ataque contra as pessoas e os ativistas LGBTIQ+ faz parte de um ataque mais amplo às liberdades (autodeterminação das mulheres, direitos civis, sindicais e políticos) por parte do regime de Putin.

A ETUC/CES e os seus filiados continuarão a lutar contra qualquer discriminação e preconceito e, tal como recordado no Programa de Ação da CES 2023-2027, esforçar-se-ão por assegurar que os locais de trabalho e os sindicatos sejam lugares seguros e inclusivos para os membros da comunidade LGBTIQ+ e por apoiar a igualdade LGBTIQ+ no mundo do trabalho.

A CES compromete-se a continuar a trabalhar com os seus filiados para fazer campanhas e prestar apoio a todos os trabalhadores LGBTIQ+.