O Presidente da República condecorou esta segunda-feira, a título póstumo, o sindicalista Delmiro Carreira, com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade. Durante a manhã, a UGT assinalou o seu 42.º aniversário com a homenagem ao sindicalista, um ano após a sua morte.

Numa cerimónia reservada à família de Delmiro Carreira, aos dirigentes da UGT e do SBSI/Mais Sindicato, Marcelo Rebelo de Sousa recordou os tempos em que foi colega do sindicalista na Assembleia Constituinte.

Considerando que Delmiro Carreira já então “era de facto alguém muito especial, como o foi ao longo da vida”, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou o seu percurso, da sua intervenção no Movimento Carta Aberta, na UGT e à frente de “um grande sindicato”, o SBSI, agora Mais Sindicato.

“Esteve sempre na primeira linha do que considerava ser dever do sindicalismo democrático”, disse, destacando a sua preocupação com as condições de vida dos portugueses.

O Presidente da República afirmou ainda que um ano após a sua morte, em 25 de outubro de 2019, a condecoração é uma “homenagem muito justa a um homem, ao seu caráter e personalidade, mas também a uma causa”. “O exemplo do homenageado de hoje é um exemplo do que continuam a ser valores, do que continuam a ser causas.”

“O cidadão recorda a amizade, o Presidente quer destacar a gratidão dos portugueses por esta vida, por esta obra”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante a manhã, a UGT assinalou o seu 42.º aniversário com um Secretariado Nacional inteiramente dedicado à homenagem a Delmiro Carreira.

A central deu ao auditório principal da sua sede o nome de Delmiro Carreira, o que ficou destacado numa lápide descerrada na ocasião, bem como numa fotografia do homenageado junto ao palco.

A cerimónia contou com a presença da viúva, Maria do Carmo Carreira, dos três filhos e demais família. Na sua intervenção, Maria do Carmo agradeceu a homenagem “ao homem que sempre foi dedicado ao sindicalismo e à UGT”.

Perante um auditório onde se destacavam sindicalistas que conviveram e trabalharam com Delmiro Carreira no SBSI e na UGT, tomaram a palavra o secretário-geral da UGT Carlos Silva, a presidente Lucinda Dâmaso, o presidente do Mais Sindicato António Fonseca, e Rui Santos, que partilhou com Delmiro duas décadas de sindicalismo no Sindicato e 50 anos de amizade.

Foto © Presidência da República