A Costa de Caparica foi cenário do Encontro Nacional de Mulheres da UGT, um evento transformador promovido pela Comissão de Mulheres da central sindical ao abrigo do projeto PESSOAS 2030, que decorreu no fim de semana de 1 a 3 de março de 2024.

Marcaram presença cerca de sete dezenas de mulheres de vários setores de atividades, oriundas do norte ao sul do país, bem como das regiões autónomas. A abertura esteve a cargo da presidente da Comissão de Mulheres, Cristina Trony, e da presidente da UGT, Lucinda Dâmaso. O encerramento foi feito pela da secretária-adjunta da central, Soraia Duarte.

Com o intuito de capacitar e fortalecer as mulheres no ambiente sindical e no mundo do trabalho, o evento focou-se em duas áreas fundamentais: comunicação e gestão de tempo. Foi ainda abordado um tema crucial e atual, que deve ser cada vez mais discutido – o assédio laboral.

No primeiro dia de formação, as participantes mergulharam no universo da comunicação eficaz, sendo a formadora fundamental para a apreensão de uma série de conhecimentos que levam ao aprimorar da capacidade de comunicação, seja em situações de liderança, negociação, ou mesmo nas simples interações quotidianas.

Após a pausa para almoço, os trabalhos continuaram com a mesma formadora, abordando desta vez a temática da gestão de tempo. Este tópico foi exposto de forma prática, com estratégias de priorização de tarefas, organização do dia a dia, e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. As participantes foram incentivadas a refletir sobre os seus próprios hábitos e a implementar mudanças positivas nas suas rotinas.

No segundo e último dia, o Encontro Nacional de Mulheres concentrou-se numa questão que afeta inúmeras mulheres no local de trabalho: o assédio laboral. A formadora conduziu uma sessão informativa, destacando os diferentes tipos de assédio, o seu impacto e, o mais importante, as medidas preventivas e os recursos disponíveis para lidar com estas situações.

Foram também transmitidas e discutidas estratégias para identificar, denunciar e combater o assédio, capacitando as participantes a defenderem os seus direitos no mundo laboral, bem como a promoverem ambientes de trabalho seguros e onde se sintam respeitadas.

Para a Comissão de Mulheres este fim de semana foi muito mais do que um evento de formação – foi uma experiência de capacitação, solidariedade e empoderamento de mulheres sindicalistas.

Esta iniciativa demonstra o compromisso contínuo da Comissão de Mulheres da UGT de promover a igualdade de género e de garantir ambientes de trabalho justos e inclusivos para todos os trabalhadores. Pretendemos que este seja apenas um dos muitos eventos da jornada assumida nos últimos tempos rumo a um futuro mais justo e equitativo para todas as mulheres.

Aceda à Fotogaleria AQUI