A representação da UGT no Comité Económico e Social Europeu, em 2019, foi assegurada pelo Secretário-Geral, Carlos Silva, e pelo Vice-Presidente, João Dias da Silva.

Durante o ano de 2019, ambos integraram a secção especializada SOC - Emprego, Assuntos Sociais e Cidadania. O primeiro integrou ainda a secção especializada ECO - União Económica e Monetária e Coesão Económica e o segundo a secção especializada REX - Relações Internacionais. O segundo integrou a Mesa do Comité ao longo de todo o ano, assegurando a representação nacional nesse órgão do CESE.

Este ano foi assinalado pela confirmação e renovação de um acordo de cooperação entre o Grupo dos Trabalhadores do CESE com a Confederação Europeia de Sindicatos, tendo sido estabelecidas concretizações de uma mais forte cooperação.

Durante 2019, nas secções em que os representantes da UGT participam, assim como nas sessões plenárias, foram debatidos os seguintes temas:

 - A dimensão social;

Uma mobilidade justa para trabalhadores/cidadãos – Condições justas para a migração;

- Uma União Económica e Monetária (UEM) que funciona para as pessoas;

- A transição para a era da digitalização;

- Estratégia para a democracia forte na Europa;

- O quadro financeiro plurianual;

- Globalização justa e política comercial;

- Desafios que se levantam aos sistemas de educação e formação, ao nível de um novo quadro de competências que deve ser implementado;

- Mudanças climáticas.

 

Leia no link abaixo o relatório na íntegra