A UGT associa-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se comemora anualmente a 3 de dezembro. A comemoração desta data foi aprovada em 14 de outubro de 1992 pela Organização das Nações Unidas e tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

A UGT, como parceiro social, participou activamente na Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020, contribuindo para o principal documento político da União Europeia no domínio da deficiência que visa promover uma Europa sem barreiras sendo o instrumento utilizado para implementar a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CNUDPD) a nível da UE.

A UGT reconhece que as pessoas com deficiência enfrentam muito mais do que barreiras físicas: o acesso ao emprego é difícil e o risco de exclusão social e pobreza é ainda mais elevado e por isso é necessário fazer mais nas áreas do emprego, dos acessos aos transportes e edifícios públicos e privados, da educação e da protecção social nos próximos anos.

Por isso mesmo, como não poderia deixar de ser no âmbito das nossas responsabilidades, enviámos para o MTSSS, no passado dia 24 de novembro de 2020, o nosso contributo para a consulta pública sobre a "Estratégia Nacional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (2021-2025) e esperamos que, aproveitando a presidência de Portugal do Conselho Europeu no primeiro semestre de 2021, sejam dados passos importantes nesta área tanto a nível nacional como europeu.”