01 outubro 2020
1 de Outubro – Dia Internacional da Pessoa Idosa
A União Geral de Trabalhadores associa-se, uma vez mais, à iniciativa anual do Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de promover os direitos humanos da população mais idosa.
O envelhecimento populacional e alguns fenómenos associados constituem um dos maiores desafios do século XXI, ampliado pela crise pandémica da COVID-19. O nosso País, como o 4.º país da União Europeia com a maior percentagem de pessoas idosas terá de encontrar respostas estruturais para esse enorme desafio e pode contar com a total disponibilidade da UGT na procura de soluções globais e sustentáveis assentes no diálogo social.
A UGT continuará a aprofundar as acções no âmbito da saúde, da participação social, da segurança e do emprego, contribuindo activamente para a definição de estratégias que promovam a inclusão social, através da promoção da participação dos trabalhadores nas organizações, nomeadamente, daqueles que estão mais próximos dos 65 anos.
A UGT está fortemente empenhada na construção e divulgação de códigos éticos e de boas práticas, visando a promoção da responsabilidade social junto dos seus sindicatos, empregadores e governo, pois só assim poderemos caminhar para um país mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo de todo o ciclo de vida.
Outras Notícias