A Comissão de Mulheres da UGT e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) desenvolveram em conjunto uma parceria para o desenvolvimento de um ciclo de acções de sensibilização sobre a situação dos trabalhadores LGBTI em contexto laboral.

Este é um projeto, que decorre de um protocolo celebrado com a CIG em 2017, de promoção da igualdade de género e combate à discriminação com base na orientação sexual e identidade de género, uma iniciativa também ela pioneira nos sindicatos e na UGT, que pretende alertar todas e todos para a importância da defesa dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e a sua Inclusão no mundo do trabalho.

Numa primeira fase realizou-se, no dia 26 de Fevereiro, uma ação de formação a todos os negociadores coletivos sobre o tema LGBT com o propósito de desconstruir e desmistificar preconceitos.

No dia 26 de março, durante a manhã, no secretariado nacional da UGT foi apresentada uma carta sobre a diversidade no local de trabalho (VER LINK ABAIXO) e à tarde realizou-se um seminário sobre o tema Inclusão no mundo de trabalho- LGBT, onde estiveram presentes convidados oradores ligados a empresas para uma reflexão sobre este tema.