Hoje é assinalado o Dia Europeu da Igualdade Salarial. Simbolicamente, este dia representa a desigualdade (ainda existente) de rendimentos entre homens e mulheres, a desigualdade (ainda existente) do trabalho não remunerado que é assegurado maioritariamente pelas mulheres.

O dia 11/11 representa a diferença salarial entre homens e mulheres, significando que a partir deste dia até ao último dia do ano, as mulheres trabalham sem receber. Num ano de trabalho, os homens são pagos por 365 dias e as mulheres apenas por 324 dias.

Em Portugal, e falamos de trabalho igual, as mulheres recebem menos 14,4% de vencimento comparativamente com os homens. A média europeia é de 14,1% e a média mundial atinge os 20%. Serão precisos 136 anos, segundo as previsões do Fórum Económico Mundial para conseguirmos almejar uma igualdade salarial plena.

Que este dia sirva para refletirmos sobre a necessária mudança que cada um e cada uma de nós pode fazer para combater esta injustiça e lutar pela igualdade, para que o futuro das novas gerações seja mais equitativo.

A Comissão de Mulheres da UGT assinala este dia relembrando a importância deste para a tão necessária responsabilização e atuação dos governos europeus nesta matéria.

Viva a Igualdade Salarial.