Decorreu entre os dias 1 e 2 de Junho o 6° Encontro Nacional de Jovens da UGT, no Inatel do Luso, sobre a temática da Negociação Colectiva

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, tendo salientado a importância destas formações para dotar os jovens ativistas sindicais das ferramentas necessárias para futuras negociações, tendo destacado ainda a importância dos jovens terem um papel mais ativo dentro das estruturas sindicais.

O encontro contou também com painéis onde se debateu a atualidade da Negociação Colectiva no sector público e no sector privado, tendo contado com a participação de Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto e Coordenador do Departamento de Negociação Colectiva da UGT, José Abraão, Secretário-geral do SINTAP, e Rui Miranda, Secretário-geral do SINDEL.

Um segundo painel foi dedicado de passar da Teoria à prática, onde foi abordado várias  situações existentes nos setores da industria, transportes e da saúde, tendo contado com participação de Adérito Gil, advogado do SINDEL, Emanuel Boieiro, da Direção do Sindicato dos Enfermeiros e Samuel Costa, do SITRA. Este painel culminou numa actividade prática, onde os jovens sindicalistas simularam uma mesa de negociação entre sindicatos e entidades patronais.

A Comissão de Juventude da UGT continua a apostar na formação dos jovens ativistas sindicais dos vários sectores para que o movimento sindical esteja preparado para os desafios do futuro.