Para além da nossa Assembleia Geral, na semana passada também assistimos à conclusão do nosso projecto europeu de dois anos sobre digitalização, com uma conferência final realizada em Paris a 20/21 de Outubro. Tivemos o prazer de receber mais de 100 participantes, que participaram numa agenda preenchida ao longo de dois dias.

A digitalização é uma das questões mais significativas que os locais de trabalho europeus enfrentam, com grandes preocupações, entre outras, sobre o nosso futuro mundo de trabalho, o papel da autonomização, o uso da inteligência artificial (IA) e a protecção de dados. Os profissionais e gestores estarão na vanguarda da transição digital da Europa, mas as lacunas no conhecimento, protecção e competências levaram a que o assunto se tornasse uma questão de preocupação para milhões de trabalhadores.

Com uma agenda preenchida, a nossa conferência centrou-se na vigilância no trabalho, no uso da IA, nas melhores práticas e no papel dos trabalhadores europeus. A nós juntaram-se oradores, entre outros, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, com um relatório final detalhando os resultados do projecto ainda por publicar.

Nos últimos dois anos organizámos, para além da nossa conferência final, três workshops e um seminário sobre: competências digitais, o direito de desligar, IA e vigilância e liderança. Ao fornecer uma visão global dos desafios enfrentados por profissionais e gestores, o nosso projecto cobriu uma série de áreas onde os trabalhadores podem agir para garantir a protecção dos seus direitos, com exemplos de melhores práticas e casos de empresas dando aos participantes soluções aplicáveis a problemas existentes e futuros.

Aceda a toda a informaçãosobre esta importante conferência que teve lugar em Paris, nos dias 20 e 21 de Outubro nos links abaixo

Guia de Boas Práticas: Moldar a digitalização e garantir os direitos dos empregados

Lista de verificação para o desenvolvimento de sistemas de IA éticos