Muito antes das últimas eleições na Europa a nossa complacência começou a custar-nos caro

A União Europeia é, no seu conceito mais simples, um dos projetos de paz mais bem-sucedidos da história mundial.

"Unidos na diversidade" tem sido a pedra angular de uma comunidade europeia que cresceu para se tornar a terceira maior economia global, uma figura proeminente na proteção dos direitos humanos e um centro de investigação, desenvolvimento e progresso. A UE é um garante dos nossos direitos fundamentais, com o desenvolvimento e a proteção dos nossos direitos pessoais, cívicos, políticos, económicos e sociais, todos eles decorrentes dos princípios e do direito da União.

Apesar das suas deficiências, a UE dá-nos a oportunidade de melhorar a nossa comunidade à medida que se desenvolve, tendo-nos dado mais do que qualquer um dos seus fundadores poderia ter antecipado na assinatura da declaração de Schuman. No entanto, a UE e os seus valores fundamentais são continuamente questionados.

Ao longo dos últimos anos, concentrámo-nos em questões singulares que ameaçam a UE, apesar de não as termos encarado suficientemente como um sintoma de uma preocupação política mais ampla. Não se trata do Brexit e da promoção de mentiras ao dinheiro russo. Não se trata da ascensão da política venenosa de Giorgia Meloni no país que nos deu Bella Ciao. Não se trata de Orban ou da Lei e da Justiça. Trata-se da nossa oposição à extrema-direita e da nossa complacência em lutar contra ela. Esta, juntamente com as alterações climáticas, é uma das maiores ameaças à proteção coletiva dos cidadãos europeus.

Os direitos fundamentais pelos quais o movimento operário lutou ao longo da história têm tido um lugar primordial no centro da UE. Os movimentos de extrema-direita ameaçam estes valores e o trabalho intergeracional levado a cabo pelos defensores dos direitos humanos.

Em vários Estados-Membros, vimos a política que nos procura colocar uns contra os outros ganhar força nas sondagens. Para além dos resultados recentes na Suécia e na Itália, de cinco em cinco anos esperamos com ansiedade coletiva para ver se a França se afastou dos populistas por mais um mandato. Tornou-se quase uma realidade aceite que a política europeia deve resistir à extrema-direita em cada eleição.

Esta mudança na política dos cidadãos europeus pode ser atribuída a diversos fatores: o custo de vida e a crise energética, a desinformação, os resquícios do COVID-19, a política que protege os lucros sobre as pessoas, etc. Tudo isto são fatores que contribuem, mas o movimento sindical tem de avaliar onde não conseguimos convencer os outros na nossa política. A nossa visão inclusiva e equitativa para a vida europeia deve ser encarada como o melhor resultado, em lugar de nos colocar uns contra os outros, como a extrema-direita faria e continuará a tentar fazer.

Os sindicatos têm sido, desde há muito, a principal voz nos apelos à melhoria das condições salariais e de trabalho, à consecução da igualdade entre todos os trabalhadores, à aplicação de uma tributação justa das empresas e à redistribuição da riqueza para os necessitados, ao investimento público na saúde, à educação e à habitação, à não discriminação e ao avanço dos direitos de todos os trabalhadores.

Apesar disso, a ideologia tóxica de que os imigrantes, e não as empresas, são de alguma forma responsáveis pelos nossos problemas (um código característico da extrema-direita) tem, de alguma forma, ressoado junto dos eleitores europeus. Fomos demasiado lentos a agir, tendo um imposto sobre os preços da energia necessário muito mais cedo em toda a Europa, sido um exemplo em que a complacência nos custou caro. Para além de não avançado as nossas políticas da melhor forma, fomos também muito lentos a denunciar a retórica repleta de ódio dos políticos de extrema-direita.

Mas há razões para otimismo. Cada vez mais trabalhadores vêem a necessidade de sindicalização, com alguns avanços históricos na América a reforçar as nossas fileiras internacionais. As nossas diferentes crises demonstraram que o sistema que construímos não é equitativo, sustentável ou benéfico para nós ou para o nosso planeta, tendo muitos apelos sindicais à repressão das práticas de negligência empresarial, aos danos ambientais e aos lucros crescentes sido atendidos. Os trabalhadores começaram a encontrar a sua voz, enquanto a política progressista começou a tornar-se dominante a nível global.

Os sindicatos continuarão a lutar pelos cidadãos da Europa. Continuaremos a apoiar a política progressista e procuraremos virar a maré contra aqueles que promovem o ódio. Uma melhor economia e sociedade são possíveis, mas apenas através da política e de políticas que nos protegem a todos.

Este apelo à ação deve ser alargado a todo o espectro da política europeia. Deve ter uma abordagem de tolerância zero à extrema-direita, independentemente do tempo, da questão política ou do lugar. Enquanto sindicatos, temos de continuar esta abordagem, ao mesmo tempo que apresentamos a nossa alternativa para uma Europa melhor.

As nossas fronteiras nacionais não nos protegerão desta luta. Aplica-se a todos os europeus, sindicalistas e crentes numa sociedade justa no sentido de se mobilizarem contra a extrema-direita, independentemente do local onde operam.

A nossa união foi abalada por inúmeras crises ao longo da sua existência, mas esta é uma crise que nós, juntos, teremos de ultrapassar.

Nota: Tradução da responsabilidade da UGT, baseada no artigo original da EUROCADRES

Link para o original AQUI