No dia 15 de novembro realizou-se a Assembleia Geral 2023, no Porto. Esta reunião decorreu graças ao excelente acolhimento da nossa Directora Executiva Elizabeth Barreiros e dos seus colegas da UGT - União Geral de Trabalhadores. O acolhimento e a organização foram, como esperado, impecáveis.

Com uma agenda muito preenchida (que inevitavelmente se prolongou), tivemos o prazer de contar com a presença da Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, do Secretário-Geral Adjunto da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Claes-Mikael Stahl, dos antigos Presidentes da Eurocadres, Michel Rousselot e Martin Jefflén e (através de uma contribuição online) de Esther Lynch, Secretária-Geral da CES. Com a participação de mais de cinquenta membros do Eurocadres de vários estados-membros, este encontro contribuiu para uma série de debates cruciais.

 

Documentos aprovados

 

Foram apresentados vários documentos, incluindo documento do Eurocadres com a posição sobre as alterações climáticas "Trabalhar para a sustentabilidade: Criar locais de trabalho europeus ecológicos e resilientes", o Relatório Anual Eurocadres 2023 e as seguintes resoluções:

 

- Apelo a um cessar-fogo no Médio Oriente

- Lutar por uma Europa dos trabalhadores

- Necessidade de legislação sobre a Inteligência Artificial no trabalho

- Profissionais e gestores contra a austeridade

 

Estes documentos são o resultado de um excelente trabalho entre e com os membros, a quem agradecemos o seu debate, contributo e, quando necessário, compromisso.

 

Noticia adaptada pela UGT

 

Noticia original AQUI